O desbalanceamento das pás de um aerogerador pode gerar vibrações e consequente aumento de desgaste dos componentes da turbina, reduzindo sua vida útil.
Para evitar essa condição as três pás que formam o set da turbina são balanceadas antes da sua instalação. Isso se dá através da pesagem individual da pás e adição de pesos, calculados de forma que cada pá tenha o mesmo momento em relação ao centro do rotor. No entanto é preciso respeitar as especificações de peso e momento das pás, uma vez que exceder seu peso implica em aumento das cargas no rotor.
Esse processo é usualmente realizado nas fábricas de pás formando o set antes do envio das mesmas para os parques eólicos.
No entanto, não raramente é comum que turbinas em operação necessitem de rebalanceamento das pás, decorrente de reparos críticos, danos de alta severidade ou falhas catastróficas que necessitem a substituição de alguma das pás. Diante desse cenário se faz necessário o realizar esse processo em campo, conforme o método o apresentado nas imagens abaixo. 😉