Manutenção de Pás: Revitalização de Bordo de Ataque

O Bordo de Ataque (ou Leading Edge, em inglês) das pás eólicas é uma das regiões que sofre maior desgaste, contínuo e intenso e requer desta forma um cuidado especial no que se refere a sua manutenção.

Isso ocorre por ser a região da superfície da pá que, em alta velocidade, tem o primeiro contato com o vento, sofrendo desgaste por atrito com chuva, areia, granizo, além dos efeitos da radiação UV, temperatura, entre outros. O efeito dessa exposição é a erosão do bordo de ataque.

O desgaste por erosão produz a perda de material da pá, desplacando fragmentos da pintura e podendo atingir camadas internas do laminado, os quais alteram a performance da pá em muitos aspectos como: aerodinâmicos, acústicos e estruturais.

Manutenção de Pás: Revitalização de Bordo de Ataque

Simulações computacionais aerodinâmicas e estudos de casos também mostram que a perda de geração anual de energia (AEP) giram em torno de 2%. Já a progressão da erosão resulta em danos severos como delaminações, falhas na colagem das cascas e, em último caso, comprometer a segurança operacional e levar a um dano e acidente catastrófico.

O planejamento e execução da manutenção do Bordo de Ataque pode trazer economia significativa aos parques eólicos e impactos positivos na sua receita. Métodos, técnicas de reparo e soluções de materiais e produtos adequados para cada condição de parque são essenciais para obter bons resultados.

A G.WIND detém o know-how na recuperação e aplicação das principais soluções de proteção de Bordo de Ataque, contando com os principais métodos de acesso para operação diurna e noturna minimizando assim o downtime do aerogerador e acumulando nos últimos 2 anos cerca de 6 KM de Bordo de Ataque revitalizados e protegidos.

Entre em contato para saber mais.